porque um sonho e como partiu de uma pequena exploração
Atraves de herança dos meus bisavos meu pai herdou 1 hectar de olival e vinha como alguns dos herdeiros não estavam interessados adequirimos mais 1 hectar ficando com 2 e trabalhando nele nas horas vagas.
Com o passar dos anos com o dinheiro que fomos poupando e os juros naquela epoca eram baixos e trabalhava toda a familia nos mais diversos empregos compramos mais 2 hectares e mais uma vinha.
Com o nascimento das minhas filhas ele quiz deixar uma recordação e adquirimos mais 3 hectares de olival e 2 vinhas mais, com o decorrer dos anos e a situação do nosso pais a degradar a nivel de emprego e com a doença de meu pai pensamos ainda antes de ele falecer comercializarmos nós a nossa azeitona tratada e temperada com as tradições da nossa terra tal como o nosso azeite tem sido dificil conseguir certificações e autorizações para trabalhar, esta a familia toda a tentar por todos os meios e com muitos sacrificios levar este sonho ate ao final.
A nivel de documentação ficou tudo legalizado este ano, ao fim de 3 anos de luta pensar em desistir ha noite e recomeçar no outro dia.
Agora temos os nossos olivais, mais uns de renda e cedencias de exploração.
Conseguindo neste momento mais de 15 hectares de olival e 3 de vinha certificado biologicamente.
O sonho de meu pai e meu esta de pe so falta começar as vendas previstas para a terceira semana deste mes.
ESPERO CONSEGUIR TERMINAR ESTE SONHO PARA O AUMENTAR E LEVAR MAIS ALEM
a oliveira, a azeitona e o azeite
a origem da oliveira, na sua forma primitiva, remonta á era terciaria anterior ao aparecimento do homem, na Asia Menor, Siria e palestina.no mediterraneo encontramos fosseis relacionados com a oliveira no paleolitico e no neolitico.
na antiguidade por volta do ano 3000 antes de cristona mesopotania ja se utilizava o azeite como protector para o frio e para se untarem antes das batalhas (talvez para evitarem ser apanhados pois assim estariam dificeis de segurar).
Na Biblia no antigo e novo testamento ja se comercializava o azeite eseria ate utilizado como moeda.
Ja no mediterraneo provavelmente foram os fenicios e os gregos que propagaram a cultura.
Os gregos e depois os romanos descobriram varias utilizações para o azeite desde a culinaria, como medicamento, balsamo, perfume, beleza, iluminação, e ate como lubrificante e impermeabilizante de tecidos.
Em todas as religiões e desde a antiguidade ate aos nossos diaso azeite e a oliveira tem uma simbologia propria desde a fertilidade para os campos as mulheres e os animais ate a simbologia da paz atravez da pomba branca com o ramo de oliveira que foi como Noe soube que o diluvio tinha terminado e ja havia terra firme, ainda hoje na quinta feira santa, na igreja catolica é dedicada há consagração dos santos oleos que tem de ser vegetais logo azeite, que são utilizados ao longo do ano liturgico nos mais diversos rituais como por exemplo o baptismo.
Em portugal temos conhecimento da oliveira desde a idade do bronze mas a primeira regularização do oficio de lagareiro foi lavrado em Evora por volta dos finais de 1300, embora ja no reinado de Don Afonso Henriques cederam-se forais dos forros mouros a algumas cidades como Lisboa e Palmela entre outras, so mais tarde foram cedidos a Evora e ao Algarve onde se fazia referencia ha azeitona e ao azeite expressamente.
No sec XII ja o comercio do azeite estava largamente divulgado no nosso pais onde ja fomos um dos maiores productores.
Com a industrialização nos seculos XIX/XX ha um grande exododa população para os grandes centros industrializados tornando dificil a mão de obra na agricultura, dificuldade essa que ainda hoje se encontra.
Com todos estes problemas tivemos que começar a importar azeite e a desenvolver variedades que pudessem ser completamente mecanizadas mais productivas e mais faceis de colher.
Podemos hoje ja ver olivais com espassamentos de 1 por 4 metros onde tudo e feito por maquinas desde as podas ha colheita.
Em estudos feitos com e azeite provou-se que o azeite e a gordura mais saudavel e mais resistente a altas temperaturas que existe na natureza ideal para todo o genero de fritos, ajuda a reduzir o colesterol derivado ha quantidade de gordura monoinsaturada que transforma o mau colesterol.
Reduz o risco de infarto ou AVC ja que evita a formação deateroma nas paredesdos vasos sanguineos.
E rico em polifenois, que reduzema formação de radicais livresque são os responsaveis pelo envelhecimento das celulas, os polifenois tambem aumentam as defesas contra doenças degenerativas como o cancro.
TODA ESTA INFORMAÇÃO E A QUE SE SEGUIRA MAIS TARDE FOI RETIRADA DO MEU CURSO DE JOVEM AGRICULTOR NA ESCOLA PROFISSIONAL ABREU CALADO DISCIPLINA "OLIVICULTURA"
solos de eleição da oliveira
são solos calcarios levemente sinzelados com uma drenajem boa
Teremos dentre em breve: azeitona, azeite, ovos, frangos de raças autóctones portuguesas e ornamentais, perus e codornizes do Japão.
Sócio produtor da agróbio
Associado da alcac (Associação Lusa de Criadores de Aves de Capoeira) http://www.alcac.pt/
Associado da amiba ()
Empresa certificadora agricert
Contactos: telm.:961036683
telm.:967541572
e-mail: mc.agiculturabiologica@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário